quarta-feira, 4 de março de 2015

O que comemorar no dia 8 de Março?

Foto: Pinterest


Não serei radical ao ponto de afirmar que o Dia Internacional da Mulher não deve ser comemorado. Acho justa e digna a sua comemoração, mas acontece que muitas pessoas esquecem o real significado da data e a reduzem a mera distribuição de brindes clichês e estereotipados.

É comum que homens deem rosas e parabenizem às mulheres pelo “dia delas”. Mas não é só parabenizar e presentear, a data vai além de brindes e de recados meigos nas redes sociais. É necessário lembrar que no dia 8 de Março de 1857, 130 mulheres tecelãs, morreram carbonizadas em uma fábrica nos Estados Unidos, quando a manifestação foi reprimida com uma violência brutal e estas mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.

Por isso, presentes não são suficientes. Ainda querem nos calar, nos reprimir, nos assediar, nos estuprar e nos matar. E não ficam apenas na vontade. Muitos agem e a estatística está aí para provar: no Brasil, 5 mulheres morrem por dia, uma mulher morre a cada uma hora e meia e a cada 12 segundos uma mulher é estuprada. O que há para comemorar?

Não me dê rosas ao entrar no ônibus, sendo que no dia seguinte você irá assediar alguma mulher que está andando sozinha na rua. Não me parabenize no Facebook pelo "meu dia", sendo que você posta fotos íntimas da sua ex-namorada na mesma rede social. Não me mande e-mail com um texto me parabenizando por ser mulher e no dia seguinte diga que "mulher deve ser dar respeito".

O respeito é meu por direito e por isso eu devo ser respeitada. Ao mudar suas ações e aprender que somos todos seres humanos, e como consequência disso somos iguais; aí sim, você, homem, estará contribuindo para que o meu e o seu mundo se torne um lugar melhor para se viver.

2 comentários:

  1. Mesma coisa o dia das mães. Deve ser "comemorado" diariamente e não apenas na data festiva existente em calendários...

    ResponderExcluir