domingo, 19 de abril de 2015

Dois pesos, duas medidas?



Hoje eu vi fotos da Dona Laura, senhora que foi agredida pela Verônica Bolina – a travesti que ficou “famosa” após divulgarem sua foto desfigurada e sem permissão por toda a internet. Tanto as fotos da senhora agredida quanto as da travesti me chocaram, pois nenhuma das duas merecia ser agredida de tal maneira.

E o que eu mais vi foram comentários do tipo “Ah, a travesti mereceu a surra que levou. Olha o que ela fez com esta senhora!”. Eu só irei explicar uma vez: a Polícia Civil, a Polícia Militar e os agentes penitenciários não são treinados para espancar ou torturar ninguém. Independente do sexo, gênero, cor e etnia. Ninguém merece apanhar: nem a idosa e nem a Verônica. Nenhuma das duas, apenas isso.

No Brasil existe o Código Penal, advogados e juízes para que a lei seja cumprida. Logo, policiais e agentes penitenciários não são os detentores do saber para julgar se a pessoa presa deve apanhar ou não por causa do crime que cometeu. É simples, mas é tão complicado as pessoas entenderem isso na era de puro ódio que existe na internet.

Acredito que seja mais fácil julgar do que entender que a Verônica não está certa e deve ter o seu crime investigado e julgado por um juiz. Mas nem por isso está correta a surra que deram nela dentro da cadeia e muito menos o fato de a terem colocado na ala masculina do presídio.

Enfim, falta entender que neste caso há duas vítimas: a dona Laura, que foi agredida dentro de casa, segundo ela e há também a Verônica, que foi agredida num presídio. No entanto, vale ressaltar: nenhum crime deve justificar o outro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário