segunda-feira, 11 de maio de 2015

Namorar uma feminista?

Frida e Diego s2
Certa vez, um colega de trabalho me perguntou como era para o meu namorado namorar uma feminista. E eu pensei: “WTF?”. E refleti tentando achar uma resposta e não encontrei, pois, até onde eu sei, sou uma mulher como qualquer outra e nossa relação é como de qualquer outro casal que se ama e se respeita.

No entanto, me pus a pensar se o problema era o fato de eu problematizar todo e qualquer machismo que eu presencio, seja na faculdade, trabalho ou em ambiente familiar; e, sempre discutir com homens o porquê de tal fala ser machista ou não. Acredito que ainda hoje, os homens, não estejam “acostumados” a verem mulheres emponderadas o suficiente para irem contra todas as falas machistas as quais somos obrigadas a ouvir todos os dias.

Hoje, apesar de todo machismo existente – sim, ele ainda existe -- somos livres para expressar a nossa opinião e isso incomoda. Assim que você expõe o machismo de algum homem, logo, você é tachada de chata, birrenta etc. Mas, é justamente para isso que o feminismo existe: desconstruir estereótipos machistas diariamente; dar um tapa na cara do patriarcado e provar que ser mulher é lindo para o misógino.

Voltando ao meu relacionamento: meu namorado não é feminista, pois entende que esta luta não é dele; mas, nem por isso ele é machista. Muito pelo contrário, ele tem total respeito por mim enquanto mulher, somos amigos, companheiros e confidentes. E, além disso, nos amamos. Acredito que isso seja o suficiente.

4 comentários:

  1. Eu REALMENTE questiono isso, de que o feminismo é uma luta SÓ das mulheres. E não concordo. Homem pode ser feminista, sim. A gente não pode se engajar na luta dos oprimidos, sejam eles quem forem? Isso é EMPATIA, é "sentir com", e é completamente válido Senão, como apoiar a causa dos deficientes, dos sem teto ou do casamento igualitário, se eu não tenho deficiência, não sou sem teto nem gay?.
    Reflita...
    Além disso, para ser feminista, basta existir e pensar. 😉 Nao tire este privilégio dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondi no outro texto primeiro, mas responderei novamente. Enfim, meu namorado não irá pra uma marcha das vadias marchar contra nada, ele não se encontra lá. Ele entende que é importante pra mim, não questiona nada, mas ele não vai. Ele sempre me conta que tenta dar uns toques nos amigos e colegas quando eles são machistas e tal, mas ele não será mais feminista que eu. Ele não pode protagonizar uma luta que não é dele. Qual a opressão que ele passa por ser homem? Pode passar por ser pobre, negro, baiano, mas não exclusivamente por ser homem. Já nós, mulheres, somos oprimidas apenas por isso. Então, por que ele poderia protagonizar algo que ele não vivencia? Ele sabe o que eu comento e o que ele lê, mas não passa na pele. Ter empatia e lutar por um mundo melhor para todos nós é super válido. Ah, e eu nem tenho como mandar no que ele pensa e nem quero. rs

      Excluir
    2. Compartilho do seu pensamento, Talita. Homem/cisgênero pode APOIAR o feminismo, isto é, ser PRÓ-feminista, mas nunca será feminista/protagonista de um movimento que luta contra uma opressão que o PRIVILEGIA enquanto homem/cis. Se a pessoa oprimida não tiver o direito a ter o direito de VISIBILIDADE e voz dentro da própria causa, onde mais ela terá? Homem/cis já tem bastante espaço socialmente (no quesito gênero), logo ele deve usar do seu espaço e fazer c/ que ele seja receptivo ao feminismo, e não querer um espaço dentro do feminismo, para impor pautas de luta, por exe.,. pois não é ele quem sofre na opressão de gênero, pois ele ocupa um lugar de poder na opressão.

      Tatila, muito bacana seu texto, eu só discordo do final quando vc diz que seu namorado não é machista. TODO homem/cis é machista, em menor ou maior grau, o que há é a desconstrução do machismo, porém msm assim ele ainda é beneficiado c/ a opressão... Se até para nós, mulheres feministas é difícil deixar de reproduzir machismo, pois ele é internalizado em nós culturalmente, por que um homem/cis pode se dar ao "luxo" de dizer que não é machista? Ou seja, que não reproduz nada e que não se beneficia em nada de uma opressão estrutural que está aí causando a morte de tantas mulheres?
      Bom, esse é o meu posicionamento!
      Abraço!

      Excluir
    3. Concordo com seu posicionamento, Lizandra. E em menor ou maior grau os homens são machistas sim. Acredito que desconstruindo isso, um dia, quem sabe, eles deixem de ser. E lendo seu comentário me dei conta das vezes que já disse pra ele "olha, isso é machismo" e tal... Muito obrigada pelo esclarecimento. Abraço!

      Excluir