sábado, 6 de junho de 2015

Família é quem a gente escolhe para amar


Sobre a família "tradicional" brasileira: nunca tive. Não, meus pais não são separados. No entanto, desde pequena assisto às brigas e mais brigas por causa das diversas traições do meu pai. Minha avó paterna nunca foi casada, pois ela sempre foi a amante. Tenho tios que sequer sabem o nome do pai. Tenho avó que já foi traída. Casou de novo e foi traída novamente.

Incomoda-me essa história de a família ser apenas a junção de um homem e uma mulher, pois eu cresci vendo o diferente dessa afirmação: Vi minhas tias criarem os filhos sozinhas. Vi primas serem abandonadas pelo pai. Vi tio que não assumiu a filha. Então, de onde esses deputados tiraram esse conto de fadas, de que a família só é formada por homem e mulher?

Não acredito no conceito de família ser baseado exclusivamente na união de um homem e uma mulher. Acredito no amor. Acredito em pessoas que podem criar crianças com dignidade, amor e respeito. Acredito que adotar ou decidir engravidar é um ato de amor. Amor é algo sobrenatural que transcende qualquer denotação num dicionário. Por isso, a família não tem como ser definida por um estatuto.

Em anos de aprendizado baseado no cristianismo e com a inserção no feminismo, adquiri conhecimentos e desconstruí diversos preconceitos. Aprendi que “família é quem a gente escolhe pra viver”, como diz a música da banda O Rappa. Por isso, amar deveria ser a única exigência para poder constituir uma família.


3 comentários:

  1. Eu sempre achei curioso o fato de que no nosso país há tantos problemas na educação, na saúde, na segurança entre outros e políticos estão preocupados em determinar um "modelo" de família.

    ResponderExcluir
  2. Seu raciocínio - baseado em sua experiência - lhe dá esta visão clara das coisas. O grande problema é adequar a percepção das pessoas, porque com certeza a grande maioria dos brasileiros têm esses exemplos em suas próprias casa, mas não consegue enxergar o que você enxergou.
    Conclusão científica, pelo método dedutivo (indo do particular para o geral): o grande problema é que a grande maioria das pessoas não raciocina NEM a partir das experiências vividas.
    Solução para isso? Rapaz... Acho que cientificamente não dá pra colocar raciocínio na cabeça de ninguém, não. Infelizmente.
    😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o interessante? É capaz da minha avó que foi traída duas vezes e hoje vive sozinha, ainda achar que a única família é a "tradicional"... É algo tão simples de se entender, mas o povo faz questão de querer se meter nas familias alheias e ditar se são ou não uma família.

      Excluir